quinta-feira , 28 março 2024
Atualização
Capa » OUTROS » Conheça o wafer mensageiro que te permite ligar gratuitamente para amigos que não tem o app
Conheça o wafer mensageiro que te permite ligar gratuitamente para amigos que não tem o app

Conheça o wafer mensageiro que te permite ligar gratuitamente para amigos que não tem o app

É difícil para qualquer aplicativo de mensagens novo enfrentar um monstro de popularidade como o WhatsApp. Afinal de contas, não basta conquistar o usuário; é preciso fazer com que ele convença seus amigos a instalá-lo também para poder haver uma comunicação. O Wafer é um aplicativo disponível para Android e iOS que tenta driblar essa restrição.

 

Recentemente o aplicativo recebeu o suporte ao português, e é bem fácil perceber que ele ainda é bem cru em relação a interface e usabilidade, mas ele tem esse diferencial muito particular, que permite conversar com pessoas que usem o Messenger ou WhatsApp, sem que elas também tenham que baixar o Wafer em seus celulares.

 

Pode parecer complexo, mas na prática é bem simples. Toda a magia do Wafer acontece por meio de um link na web, que pode ser compartilhado por meio do WhatsApp ou pelo Messenger. A pessoa que receber esse link tem acesso à mensagem que você enviou a ela e também pode respondê-la, transformando o endereço em um canal de comunicação direta entre as duas partes.

 

Um outro recurso vendido como diferencial é a capacidade de fazer ligações gratuitas para qualquer número do mundo. No entanto, a função é bem diferente do que faz o Skype ou o Viber, que são capazes de utilizar a internet para completar a chamada pela rede telefônica convencional, o que permite ligar até mesmo para um número fixo. Também é diferente do WhatsApp e do Messenger, que só permitem ligações entre usuários do mesmo aplicativo e somente por meio da internet.

 

Não, o Wafer é realmente único neste sentido. Ele permite escolher um contato da sua agenda e realizar a chamada totalmente pela internet, mas sem depender da outra pessoa ter o aplicativo. Novamente, a técnica do link ressurge para garantir a comunicação. Depois de escolher o contato e iniciar a ligação, o aplicativo orienta o usuário a compartilhar o link com o amigo. Por meio desse endereço que pode ser aberto no celular da outra pessoa, é possível aceitar a chamada e conversar via web. E a qualidade é boa.

 

Uma outra função peculiar do Wafer é a capacidade de unir diferentes mídias em uma única só publicação. O que isso significa? Que você pode enviar uma foto com som, com stickers sobre a imagem e ainda pode desenhar o que quiser sobre o resultado final, entre outras possibilidades. Não é algo que seja comum em outros aplicativos.

 

Com menos de 500 mil downloads no Android, o Wafer precisa ser criativo como forma de sobreviver, e a compatibilidade com outros serviços muito mais populares é uma forma de alcançar público mesmo que seus contatos não façam a transição. Ainda assim, mesmo com alguns recursos interessantes, o aplicativo ainda é bastante rústico em relação a usabilidade e tem muito a provar para ser um sucesso. Uma pessoa até pode conversar com as outras que não tenham o Wafer, mas existe a possibilidade grande de que, com o tempo, essas outras pessoas comecem a ficar incomodadas com os links recebidos pelo WhatsApp ou pelo Messenger e comecem a ver o usuário do Wafer como um chato. É esperar para ver.

 

Créditos: Olhar Digital

Sobre maelbu

maelbu

Deixe uma resposta

Scroll To Top