sexta-feira , 29 março 2024
Atualização
Capa » COMPUTADOR » Cibercriminosos Criam malware que pede resgate de computador com nudes
Cibercriminosos Criam malware que pede resgate de computador com nudes

Cibercriminosos Criam malware que pede resgate de computador com nudes

Dá para dizer que 2017 é o ano do ransomware, com nomes como WannaCry e NotPetya causando diversos problemas ao redor do mundo. Agora, um novo tipo de malware capaz de sequestrar um computador e devolvê-lo somente após o pagamento de uma recompensa apareceu no pedaço: trata-se do nRansom, que pede nudes em troca do desbloqueio do máquina.

Sim, é isso mesmo. Se uma máquina é infectada, o seu dono precisa mandar nudes para os cibercriminosos para obter a destrava. E eles fazem questão de que as fotografias sejam do dono da máquina, informando até mesmo que vão averiguar a procedência das imagens antes de liberar o acesso ao computador.

“O seu computador foi travado. Você só pode destravá-lo com um código especial” avisa a mensagem exibida no PC sequestrado. Ela pede, então, que a vítima crie um email no serviço ProtonMail e envie uma mensagem para um endereço específico. “Depois de nossa resposta, você deve mandar pelo menos 10 nudes seus. Depois disso, nós verificaremos se os nudes pertencem a você. Uma vez verificados, daremos a você o seu código de desbloqueio e venderemos os seus nudes na deep web.”

Ver imagem no Twitter

Not sure about this…

Até agora, o único arquivo associado ao ransomware descoberto tem extensão EXE, ou seja, funciona apenas no Windows. O Kaspersky Lab alerta que as vítimas dessa ação não devem enviar fotos suas para os hackers e garante também ser simples se livrar do bloqueio: basta pressionar Ctlr + Alt + Shift + F4 ao mesmo tempo. Posteriormente, o ideal é passar o antivírus em todo o PC a fim de remover o malware, já identificado e combatido pelo Kaspersky Internet Security, garante a companhia.

FONTE(S)

Créditos: Tecmundo

Sobre maelbu

maelbu

Deixe uma resposta

Scroll To Top