quinta-feira , 28 março 2024
Atualização
Capa » Destaques » Samsung mostrará óculos conceito na World Congress da próxima semana
Samsung mostrará óculos conceito na World Congress da próxima semana

Samsung mostrará óculos conceito na World Congress da próxima semana

A Samsung criou um produto conceitual que tem como grande objetivo substituir o monitor do seu computador. Durante a Mobile World Congress, que acontece na próxima semana em Barcelona, a empresa demonstrará o Monitorless, que são óculos com tecnologia similar ao HoloLens para que você possa sentar-se em frente ao computador mesmo sem ter um monitor.

O que o Monitorless tem de diferente de outras tecnologias de realidade aumentada que vimos surgir nos últimos anos é o seu formato, que se aproxima de um par de óculos comum. Ele ainda tem o diferencial de fazer tanto a função de realidade aumentada quando a de realidade virtual.

 

 

As armações laterais dos óculos são mais grossas para abrigar os componentes internos como processador, chip de Wi-Fi, bateria, speaker, enquanto as lentes recebem um projetor visual similar ao encontrado no HoloLens.

Toda a conectividade é mantida sem fios. Os óculos se conectam ao celular por meio do Wi-Fi Direct, e o smartphone por sua vez pode se ligar a um PC por meio de uma rede Wi-Fi convencional ou internet 4G.

De acordo com o vídeo de divulgação, as lentes são capazes de exibir uma interface que permite visualizar e interagir com a tela do computador e do celular. A transparência da lente pode ser ajustada justamente para aplicação de efeito de realidade aumentada, em que as informações se sobrepõem ao mundo real, ou de realidade virtual, em que o usuário se isola completamente.

A Samsung admite, porém, que o Monitorless é apenas um conceito, uma demonstração da visão de futuro da companhia que está longe de se concretizar e se transformar em produto real. Lançar uma tecnologia do tipo ainda precisaria de mais pesquisa para que o aparelho pudesse ser produzido em larga escala com um custo reduzido, para que possa ser vendido a um preço aceitável. Um protótipo como esse provavelmente custa milhares (talvez milhões) de dólares para montar, tornando sua comercialização inviável em um futuro próximo.

 

Créditos: Olhar Digital

Sobre maelbu

maelbu

Deixe uma resposta

Scroll To Top