sexta-feira , 29 março 2024
Atualização
Capa » COMPUTADOR » Saiba como aumentar o desempenho da Intel HD Graphics para jogar
Saiba como aumentar o desempenho da Intel HD Graphics para jogar

Saiba como aumentar o desempenho da Intel HD Graphics para jogar

As placas Intel HD e UHD Graphics são as GPUs de baixo desempenho da Intel que estão presentes em grande parte dos notebooks e desktops. Embora games e aplicações exigentes não sejam seu foco, é comum que usuários recorram a elas devido à ausência de uma placa dedicada de AMD ou Nvidia em laptops.

Outro motivo pode ser o orçamento mais apertado que impede a compra de uma placa de vídeo para o PC de mesa. O tutorial a seguir mostra como alterar as configurações de driver da placa para atingir uma performance melhor em uso intenso, como em jogos.

É importante frisar que as medidas não fazem milagres e, em alguns casos, elas podem sacrificar a qualidade de imagem na busca pela maior fluidez.

 

Atualize os drivers

 

A primeira medida para garantir o melhor desempenho possível da placa integrada é atualizar os drivers. Em geral, você pode encontrar as versões mais recentes no site da Intel, como mostra este tutorial.

Embora não façam milagre, medidas podem ajudar a placa a atingir uma performance superior em jogos e apps que exigem muito processamento gráfico (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Embora não façam milagre, medidas podem ajudar a placa a atingir uma performance superior em jogos e apps que exigem muito processamento gráfico (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Para notebooks, é possível que a versão mais recente do driver não possa ser instalada. Você pode tentar contornar essa limitação, ou usar a versão de driver gráfico mais recente disponibilizada pelo fabricante do seu laptop. O passo a passo a seguir foi realizado em uma Intel HD Graphics 620 mas, em linhas gerais, ele deve ser parecido para versões de drivers de outras placas da Intel, como HD Graphics 3000, Graphics 520, entre outras.

 

Alterando configurações

 

Passo 1. Abra o Painel de Controle do driver gráfico da Intel. Para isso, você pode clicar com o botão direito na área de trabalho e selecionar “Configurações gráficas Intel”;

Acesse as configurações do driver da Intel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse as configurações do driver da Intel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No Painel, selecione a opção “3D”;

Escolha "3D" na tela principal do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha “3D” na tela principal do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na caixa em destaque, escolha o aplicativo ou jogo em que a placa de vídeo está deixando a desejar. Caso o driver não liste sozinho as aplicações 3D presentes no PC, você pode executar uma varredura automática, ou encontrar o app/jogo sozinho na lista de aplicações instaladas no seu computador;

Localize o jogo ou aplicativo para o qual deseja realizar as alterações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize o jogo ou aplicativo para o qual deseja realizar as alterações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. A primeira alteração é escolher “Substituir as configurações padrão do aplicativo” para “Suavização de serrilhados morfológica conservadora”. Com essa configuração, o jogo não aplica filtros contra serrilhados que exigem muito poder de processamento. O efeito negativo pode ser o aumento de serrilhados no game;

Alteração impede que app/jogo use configurações pesadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Alteração impede que app/jogo use configurações pesadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Em “Suavização de serrilhados em múltiplos exemplos” selecione “Desligar”. Mais uma vez, a ideia aqui é liberar o processador gráfico dos cálculos complexos para eliminar os serrilhados – dando assim mais liberdade para que a GPU atinja performance melhor.

Alterações aliviam a carga sobre a GPU e podem melhorar a performance (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Alterações aliviam a carga sobre a GPU e podem melhorar a performance (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Em “Sincronia vertical”, defina a opção “Usar configurações do driver”;

Certifique-se de que o driver irá ignorar as configurações do aplicativo ou jogo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Certifique-se de que o driver irá ignorar as configurações do aplicativo ou jogo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Em “Filtragem anisotrópica”, defina a opção 2x. Se o seu driver permitir, desligue o recurso;

Se possível, desligue a filtragem anisotrópica no driver. Caso seja inviável, lembre-se de desligar a configuração no jogo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se possível, desligue a filtragem anisotrópica no driver. Caso seja inviável, lembre-se de desligar a configuração no jogo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Não esqueça de clicar em “Aplicar” para que as alterações surtam efeito.

Aplique as alterações antes de sair (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aplique as alterações antes de sair (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

 

Definições de energia

 

Em geral, as GPUs da Intel funcionam para ajudar a economizar energia elétrica, sobretudo em laptops. Para gastar menos eletricidade, a placa gráfica pode fazer sacrifícios em termos de performance. Para contornar isso, é possível forçar para que a GPU trabalhe sempre em carga máxima.

Passo 1. Escolha a opção “Energia”;

Selecione as configurações de energia referentes à GPU (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione as configurações de energia referentes à GPU (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Aqui, a ideia é desativar os modos de uso que focam na economia de bateria e energia em detrimento do desempenho. Note que, em notebooks, há dois perfis de uso diferentes: “Na tomada”, para quando a fonte está conectada ao computador e à rede elétrica; e “Na bateria”. Faça as alterações nos dois perfis;

É importante que você faça as alterações nos dois perfis, ou ao menos naquele em que pretende usar a placa gráfica com mais desempenho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)É importante que você faça as alterações nos dois perfis, ou ao menos naquele em que pretende usar a placa gráfica com mais desempenho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Em “Selecione um plano de energia de gráficos”, lembre-se de definir o perfil para “Desempenho máximo”;

"Desempenho máximo" vai impedir que a placa gráfica economize energia, atingindo assim velocidades maiores (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)“Desempenho máximo” vai impedir que a placa gráfica economize energia, atingindo assim velocidades maiores (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Em “Configurações globais”, escolha “Desativar”;

A placa de vídeo passará a consumir mais energia e a entregar performance superior (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A placa de vídeo passará a consumir mais energia e a entregar performance superior (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Antes de sair, clique em “Aplicar”.

Garanta que suas alterações serão reconhecidas pelo sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Garanta que suas alterações serão reconhecidas pelo sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Lembre-se que a alteração pode ter efeito perceptível na autonomia do seu computador. Outro efeito pode ser maior geração de calor.

Créditos: TechTudo

Sobre maelbu

maelbu

Deixe uma resposta

Scroll To Top